Para que as cargas desses meios se movimentem, existem os terminais de carga, que funciona como uma espécie de intermediador entre a carga que precisa ser transportada e o meio de transporte que irá conduzir a mercadoria até o seu destino final.
Entenda como cada modal funciona:
Terminal de carga rodoviário: nesse modal, encontramos três pilares que iremos explicar ainda mais a fundo. As agências de cargas que, geralmente, são pequenos espaços com ofertas de frete, os agenciadores de carga que são os profissionais que trabalham para as agências e intermedeiam os fretes com os motoristas e, claro, os caminhoneiros que vão ao terminal, mas para buscarem as melhores cargas;
Terminal de carga hidroviário (porto): muito conhecido como porto marítimo, o terminal hidroviário tem moldes bastante diferentes do rodoviário. Entretanto, a estrutura portuária se define, basicamente, ao atracamento de veículos marítimos. Mas ela também serve para carregar e descarregar cargas que ficam armazenadas na própria instalação do terminal.
Terminal de carga aéreas (teca): nele, há um espaço destinado à Infraero, local onde as cargas ficam consolidadas. Além disso, ao redor, encontram-se as companhias de cargas aéreas que são responsáveis pela entrega e retirada de volumes;
Terminal de carga ferroviário: também diferente do modal rodoviário, essa modalidade necessita de um terminal de transbordo para realizar a captação da carga. No entanto, neste formato sob trilhos, há uma plataforma para embarque e desembarque de cargas e instalação de armazenagem das mercadorias;
Terminal de carga dutoviário: esse tipo de transporte é feito a partir de tubos ou cilindros. De modo geral, as dutovias são constituídas por terminais com equipamentos que impulsionam o produto.
O que se encontra dentro de um terminal de cargas?
No geral, o terminal de cargas possui três frentes que o movimentam.De um lado as ofertas de frete e do outro os profissionais que buscam pelas cargas.
Agências de carga: As agências são locais físicos, em sua grande maioria um pequeno espaço dentro do terminal de cargas. Elas recebem ofertas de frete diariamente de transportadoras de todo o Brasil. Mas geralmente, são empresas pequenas prestadoras de serviço e já atuam há muitos anos no mercado.
Agenciadores de carga: A sua principal função é receber das transportadoras informações complementares sobre o frete. Por exemplo: os detalhes de distribuição e da carga. Além disso, após receber esses dados, ela é ofertada, na maioria das vezes de forma manual, escrita em uma folha de papel e colada na frente da agência. De acordo com isso, os agenciadores criam o relacionamento com o caminhoneiro, dão informações aos interessados e fecham a carga.
Caminhoneiros: Temos os caminhoneiros. Motoristas que têm interesse em receber ofertas de frete e que transportam as cargas fechadas. O caminhoneiro não fecha toda e qualquer carga. Tudo depende de algumas variáveis como:
Se a carga pode ser transportada com o seu tipo de caminhão;
É um destino que ele tenha interesse ou goste;
Se há carga de retorno;
O valor do frete atende às suas necessidades;
O terminal é essencial para aqueles que querem fretes, como os caminhoneiros, portanto, a estrutura dele ainda funciona muito bem. Nós da Global Logística possuímos nosso próprio terminal, venha conhecer!