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Rodando o Brasil na cabine do caminhão.

Especialistas na logística de carga projeto, a Global oferece sempre as melhores soluções para tornar sua logística mais eficaz.

O transporte rodoviário de cargas (TRC) é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, com o seu custo representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto do país. Para as empresas, o deslocamento de carga pelas estradas nacionais equivale a mais da metade da sua receita líquida, chegando a mais de 60% da receita na Agroindústria (62%) e entre as indústrias de alimentos (65,5%). Nada mais natural, portanto, que o crescente interesse das companhias por novas soluções logísticas e por um estudo mais aprofundado do setor no Brasil.

Transporte de cargas se configura como um serviço fundamental que contribui para todos os demais setores da economia.

Sem transportes, produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam e fornecedores não entregariam.

O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. Geralmente operando com transporte de cargas fracionadas, esse tipo de serviço pode ser utilizado para o transporte de mercadorias dos mais diversos tipos, sejam elas perecíveis ou de grande valor agregado.

Normalmente, sobretudo no início das atividades do novo negócio, é comum o frete e transporte ocorrer dentro do perímetro urbano das cidades. Neste contexto, para cargas urbanas, o principal diferencial passa a ser a rapidez da entrega e a segurança do transporte, garantindo assim a integridade dos bens transportados.

Organização do Processo Produtivo

Os processos que envolvem o transporte de cargas e de pequenas cargas podem mudar em virtude de fatores como a localização geográfica do trajeto, canal de atendimento ao cliente e também em função do volume e peso da carga, dentre outros fatores.

O processo de transporte de pequenas cargas é definido a partir da solicitação de entrega do cliente e pode envolver as seguintes operações:

  • O deslocamento de produtos do produtor até um centro de distribuição: nesse processo podem ser usados caminhões pequenos de até 4000 quilos;
  • O transporte de mercadorias de um centro de distribuição até um atacado: podem ser usados furgões e utilitários com capacidade de carga de até 1000 quilos, pequenos caminhões e caminhonetes cuja capacidade de carga pode variar entre 1000 e 4000 quilos;
  • O transporte de mercadorias do atacado até o varejista: podem ser usados caminhões e caminhonetes cuja capacidade de carga pode variar entre 1000 e 4000 quilos.
  • O transporte de mercadorias do varejo até o cliente final: podem ser usados utilitários e furgões de até 1000 quilos, carros e motos;
  • O transporte de produtos direto do produtor até o consumidor final: podem ser usados utilitários e furgões de até 1000 quilos, carros e motos;
  • Mudanças de mercadorias, móveis e artigos diversos de um local para outro: o tipo de veículo irá variar conforme o volume e a quantidade de materiais a serem transportados.

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