Voltar as notícias
Postado em 19/02

O crescimento do volume do comércio mundial de mercadorias permaneceu forte no quarto trimestre de 2020, depois uma recuperação registrada no terceiro trimestre de uma profunda queda induzida pela pandemia de  Covid-19; no entanto, é improvável que o ritmo de expansão no quarto trimestre seja sustentado no primeiro semestre de 2021, uma vez que os principais indicadores parecem já ter atingido o pico, de acordo com o último Barômetro de Comércio de Bens da OMC de 18 de fevereiro de 2021.

Comércio global

A leitura atual do barômetro de 103,9 está acima do valor de referência de 100 para o índice e da leitura anterior de 100,7 de novembro passado, sinalizando uma melhora acentuada no comércio de mercadorias desde que caiu drasticamente no primeiro semestre do ano passado.

Todos os índices componentes estão acima ou acima da tendência, mas alguns já mostram sinais de desaceleração, enquanto outros podem cair em um futuro próximo. Além disso, o indicador pode não refletir totalmente o ressurgimento da Covid-19 e o surgimento de novas variantes da doença, o que, sem dúvida, pesará sobre o comércio de mercadorias no primeiro trimestre de 2021.

Os índices de pedidos de exportação (103,4) e produtos automotivos (99,8), que estão entre os indicadores antecedentes mais confiáveis ​​para o comércio mundial, atingiram o pico recentemente e começaram a perder força. Em contraste, os índices de transporte de contêineres (107,3) e frete aéreo (99,4) ainda estão subindo, embora dados de maior frequência sugiram que o transporte de contêineres caiu desde o início do ano.

Finalmente, embora os índices de componentes eletrônicos (105,1) e matérias-primas (106,9) estejam firmemente acima da tendência, isso pode refletir o armazenamento temporário de estoques. Em conjunto, essas tendências sugerem que o impulso ascendente do comércio pode estar prestes a atingir o pico, se ainda não o tiver feito.

No terceiro trimestre de 2020

O volume ajustado sazonalmente do comércio mundial de mercadorias se recuperou de uma profunda queda no segundo trimestre, impulsionado pelo aumento das exportações na Ásia e pelo aumento das importações na América do Norte e Europa.

A comercialização de mercadorias no terceiro trimestre, no entanto, ainda recuou 5,6% em relação ao mesmo período de 2019, após ter recuado 15,6% no segundo trimestre. Essas quedas, embora ainda muito grandes, são menos graves do que muitos analistas temiam no início da pandemia.

A previsão de comércio mais recente da OMC de 6 de outubro de 2020 previa uma queda de 9,2% no volume do comércio mundial de mercadorias em 2020, mas o declínio real pode ser um pouco menos severo.

Além disso, as perspectivas para 2021 e além são cada vez mais incertas devido à crescente incidência da Covid-19 em todo o mundo e ao surgimento de novas variantes da doença. A recuperação dependerá em grande parte da eficácia dos esforços de vacinação. A OMC espera divulgar sua próxima previsão de comércio em meados de abril.

Fonte Link

Nos conheça melhor:  https://globalgsl.com.br/