Voltar as notícias
Postado em 27/01

O comércio global de serviços no terceiro trimestre de 2020 caiu 24% em relação ao mesmo período de 2019

Isso é de acordo com estatísticas divulgadas pela OMC em 26 de janeiro. Isso representa apenas um pequeno aumento em relação à queda de 30% com relação ao ano anterior registrada no segundo trimestre, em contraste marcante com a recuperação muito mais forte no comércio de bens.

Comércio de serviços cai 30% no 2º trimestre

Dados preliminares sugerem ainda que, em novembro, o comércio de serviços ainda estava 16% abaixo dos níveis de 2019. As perspectivas de recuperação continuam baixas, já que uma segunda onda de infecções por COVID-19 exigiu novas medidas de bloqueio mais estritas em muitos países, com restrições mais rígidas a viagens e serviços relacionados estendendo-se até o primeiro trimestre de 2021.

As últimas estatísticas confirmam as expectativas anteriores de que o comércio de serviços seria mais duramente atingido pela pandemia do que o comércio de bens, que caiu apenas 5% no terceiro trimestre. Despesas perdidas em serviços negociáveis ​​poderiam ser direcionadas para outro lugar, com os consumidores mudando para bens.

Ao contrário dos bens, os serviços não podem ser armazenados, o que significa que, apesar da demanda reprimida, muitas das perdas de receita com voos cancelados, férias no exterior, refeições em restaurantes e atividades culturais/recreativas provavelmente serão permanentes. As viagens continuam sendo o setor de serviços mais afetado, com queda de 68% globalmente em comparação com o mesmo período de 2019. No terceiro trimestre de 2020, os gastos dos viajantes internacionais caíram 88% na América Latina e no Caribe, 80% na Ásia e na África, 78% na América do Norte e 55% na Europa. O relaxamento das restrições a viagens na Europa durante os meses de verão produziu apenas uma modesta recuperação no comércio de serviços no terceiro trimestre.

“Outros serviços”

O comércio de “Outros serviços”, como os de construção, recreativos, jurídicos e financeiros, repetiu seu desempenho desigual: a maioria dos subsetores contratados, com exceção dos serviços de informática. Com projetos de construção adiados ou adiados em muitos países devido à pandemia, as exportações globais de construção caíram 16% com relação ao ano anterior, já que vários exportadores asiáticos registraram quedas acentuadas. 

Os serviços audiovisuais, artísticos e recreativos também viram quedas de dois dígitos (-14%), com as exportações dos Estados Unidos caindo 24% e as do Reino Unido quase pela metade (-45%). Os jurídicos, de gestão, contabilidade e publicidade tiveram uma recuperação morna de 1% com relação ao ano anterior. 

Já os serviços financeiros aumentaram 2% globalmente, com exportadores em diferentes regiões registrando um crescimento positivo. Isso inclui a União Europeia, cujas exportações de serviços financeiros aumentaram 4% ano-a-ano. 

Os serviços de informática permaneceram como o setor mais dinâmico no terceiro trimestre, com aumento de 9% devido ao aumento da demanda global por computação em nuvem, plataformas e locais de trabalho virtuais. 

Estimativas preliminares sugerem que o comércio global de serviços permaneceu deprimido até novembro, queda de 16% no comparativo anual, com base em dados de 39 economias responsáveis ​​por mais de dois terços do comércio mundial de serviços. 

Isso marca uma ligeira melhora em relação a outubro, quando o comércio de serviços caiu 18% em relação ao ano anterior. As exportações de serviços em novembro caíram 24% nos Estados Unidos, 15% no Reino Unido (ambos com ajuste sazonal) e mais de 20% em muitos países europeus. Uganda, um país cuja economia é altamente dependente do turismo, viu as receitas de exportação de serviços caírem 57% em comparação com os níveis pré-pandêmicos. As exportações de serviços da China também desaceleraram (-1%), refletindo o desempenho de outubro. Os serviços financeiros e de informática sustentaram, respectivamente, o crescimento das exportações de Luxemburgo e do Paquistão.

Recuperação lenta

Os primeiros números indicam que a recuperação de bens continua Dados preliminares, em bases alfandegárias, de 72 países responsáveis ​​por 92% do comércio global de mercadorias sugerem que a recuperação iniciada no segundo semestre do ano se intensificou em outubro e novembro. O valor do comércio global de mercadorias em outubro de 2020 foi 3% maior do que em outubro de 2019, com um aumento de 6% ano a ano para o mês de novembro.

Esses números refletem, em parte, as compras que foram diferidas no início do ano, bem como o enfraquecimento do crescimento do comércio nos últimos meses de 2019 devido ao aumento das tensões comerciais na época. Há uma variação considerável entre as regiões no ritmo de expansão. A Ásia e a Europa viram suas exportações aumentarem em novembro em 10% e 6%, respectivamente. No entanto, as exportações ainda caíram 5% na América do Norte e 2% na América Latina e Caribe. A recuperação continua incompleta: o valor total do comércio global de mercadorias entre janeiro e novembro de 2020 ficou 8% abaixo do mesmo período de 2019.

Fonte Link

Nos conheça melhor:  https://globalgsl.com.br/