Voltar as notícias
Postado em 03/12

O Porto de Cabedelo

O mês de novembro teve a maior movimentação de cargas de 2020 no Porto de Cabedelo. No total, segundo o balanço operacional apresentado nessa terça-feira (1º), 157.200 toneladas de produtos passaram pelo cais durante o mês. O resultado, além de ser o maior do ano, representa um crescimento de 90% em relação ao mês de outubro, quando a movimentação foi de 82.688 toneladas. .

Levando em consideração o acumulado de 2020, a movimentação de cargas já cresceu 12,67%. Neste ano, 1.062.529 toneladas já foram operacionalizadas. O montante é quase 120 mil toneladas a mais do que o registrado nos onze meses de 2019, quando 943 mil toneladas foram movimentadas pela Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB).

“Esse trabalho é fruto de uma gestão focada em planejamento e o planejamento sempre traz resultados. O que temos buscado sempre é traçar cenários, antecipar problemas e possíveis mudanças de rotas. Temos uma gestão técnica e responsável. Essa base é que tem trazido resultado nas nossas ações”, destacou a diretora-presidente da Companhia Docas, Gilmara Temóteo.

Dos onze meses de 2020, dez tiveram saldo positivo em relação ao ano anterior. “Em maio, no auge da pandemia, mantivemos nosso funcionamento 24 horas e crescemos 32% em relação ao ano anterior”, detalha a presidente.

 

Petróleo – dados

A carga de maior movimento no mês de novembro foi o coque de petróleo (ou petcoke), com três navios e quase 50 mil toneladas operacionalizadas. O mês ainda teve duas operações de combustível, uma de ilmenita, uma de trigo, uma de malte e uma de clinker. Essa última não era operacionalizada pelo Porto de Cabedelo desde 2013.
A carga de clinker chegou no Porto de Cabedelo por meio do navio graneleiro Orient Trail. Foram 28.650 toneladas do material. O clinker é uma espécie de cimento numa fase básica de fabrico. A partir dele, é produzido o cimento Portland.

O navio que trouxe a carga foi fabricado em 2011 e saiu dos Estados Unidos para o Porto de Cabedelo.

“O diálogo com todos os órgãos anuentes e apoio do Governo do Estado é imprescindível para o crescimento da nossa gestão. O que esperamos é a continuidade desse trabalho, a continuidade desse resultado, trazendo muito mais desenvolvimento para o Porto de Cabedelo, para o município de Cabedelo e para o estado da Paraíba”, finalizou Gilmara Temóteo.

 

Fonte Link

Nos conheça melhor:  https://globalgsl.com.br/